sabor que sustenta

blog
01
jul

Beneficiamento: o que acontece depois da colheita?

Você já parou para pensar no que acontece com o café quando ele sai do pé? Após a colheita, há uma série de processos importantes para obter lotes mais uniformes e padronizados para a comercialização. Esse conjunto de processos recebe o nome de beneficiamento do café!

 

Beneficiamento

Somado às práticas durante o cultivo, o beneficiamento tem forte influência na qualidade final do café. Por meio desses processos as belas cerejas do café são transformadas nos grãos que prepararão a bebida. Diversas variações de beneficiamento são utilizadas, sendo as mais tradicionais: o método seco ou natural e o método úmido – lavado ou cereja descascada.

Nesses processos são utilizados diversos equipamentos como descascadores, catadores de pedras, mesas densimétricas, classificadoras por peneiras, máquinas de limpeza, entre outros. Todas essas máquinas auxiliam no processo de limpeza, descasca e classificação dos grãos. Em geral, essas atividades ocorrem somente duas semanas após a secagem dos grãos. Assim, nesse tempo ocorre a estabilização de propriedades físico-químicas do café. O beneficiamento pode ser feito na própria fazenda quando há boa infraestrutura ou terceirizado para alguma estação de beneficiamento.

 

Armazenamento

Após essas etapas e ainda antes de chegar até o consumidor, o café deve ser armazenado de maneira correta. Isso garante que o sabor e a qualidade dos grãos sejam conservados pelo maior período possível. O armazenamento incorreto pode gerar perdas tanto qualitativas quanto quantitativas do café. E por isso, os produtores devem estar sempre atentos a questões como controle da umidade, infestação por insetos, fungos, bem como a contaminação por micotoxinas.

As formas mais comuns para a estocagem são: a granel – utilizando silos ou tulhas -, ou por meio convencional, no qual são usadas sacarias ou big bags. Um fator importante na escolha do tipo de armazenamento se refere à possibilidade de fazer a segregação do café. Isto é, separá-lo em porções menores de acordo com suas características. Por esse motivo, o armazenamento em sacos de 60 kg é tão popular entre os produtores.

1 Resposta

  1. Lourdes

    Gostaria de saber se é cafe descafeinado e como é feito o processo, com química ou pelo processo swiss water (feito no momento a base de agua)
    Aguardo um retorno
    Obrigada

    Lourdes

Deixe uma resposta