Sustentabilidade

Pilotis representa a solidez do nosso compromisso com um futuro sustentável. Desde a fundação da Café Pilotis, em 2018, um dos seus pilares básicos é o da sustentabilidade social e ambiental, levada a sério, em um conjunto de ações. Mesmo com a pandemia e com os seus desafios, nosso compromisso se mantém.

Anualmente, uma porcentagem de todas as nossas vendas vai para projetos que fomentam a sustentabilidade social e ambiental, assim como a inovação. Na área social, em parceria com o Instituto Nair Valadares (inav.org.br), uma instituição sem fins lucrativos, localizada no Riacho Fundo II e fundada no ano de 2000, estabelecemos hortas para as crianças e foram feitos cursos básicos e avançados para adolescentes, focados no uso de drones para captação de imagens e produção de vídeos, abrindo porta para profissionalização e emprego posteriores. Adicionalmente, foram feitas doações de café Pilotis para consumo pelo instituto.

Na área ambiental, olhamos tanto as práticas dos nossos fornecedores de grãos crus, através de seus certificados, como os produtos que oferecemos. Assim, nossas embalagens são, em sua grande maioria, feitas de papel Kraft, assim como 100% de nossas sacolas.

As sacolas de papel Kraft são produzidas com fontes renováveis, minimizando o impacto ambiental, podendo ser recicladas e aproveitadas também na compostagem para plantas. Os consumidores e os nossos clientes, cada vez mais atentos, estão dando preferência para produtos e empresas que buscam preservar a natureza, fornecendo qualidade de vida para a população.

O papel Kraft é totalmente sustentável, principalmente por ser um produto 100% reciclável, pela sua fácil degradação quando descartado no meio ambiente e por servir de adubo quando misturado com outros itens orgânicos. O papel Kraft é o único que se degrada em apenas 60 dias em um ambiente natural. Além disso, o produto possui um processo produtivo totalmente ecológico por receber menos produtos químicos. É por este motivo e por muitos outros que este tipo de papel vem sendo cada vez mais utilizado como alternativa ao plástico.Este é também um material 100% reciclável, sendo muito aceito para compra e venda de papel pelos aparistas em geral.